A profissão de motorista de caminhão está entre as profissões mais estressantes do Brasil. Rotina pesada de trabalho, pressão com relação aos prazos de entrega de mercadorias, distância da familia, perigos da estrada como acidentes e roubo de carga, e dificuldades financeiras, são alguns dos muitos desafios que o caminhoneiro enfrenta. Tudo isso aliado a má alimentação, poucas horas de sono, excesso de peso levam ao esgotamento fisico e mental, acarretando algumas vezes a incapacidade do profissional exercer sua função, é o que chamamos de Sindrome de Burnout. Em alguns casos levando a depressão e a outros transtornos.

Sindrome de Burnout, depressão são algumas consequências do esgotamento mental. Confira 4 sintomas e avalie se você está passando por esse problema.

Os 4 sintomas mais comuns do esgotamento são:

1. Mudanças bruscas no humor

Situações que eram corriqueiras e levadas de forma tranquila agora passam a ser enfrentadas de maneira impaciente, irritadiça. Em outros casos, situações que antes eram estimulantes podem se tornar indiferentes e sem graça.

Você dorme e continua cansado?

2. Cansaço

A dificuldade do sono reparador pode desencadear outros problemas fisicos, como dores de cabeça, dores no corpo, alterações intestinais, tremores, entre outros.

3. Falta de memória e concentração

O trabalho se torna mais lento e perigoso devido a queda nos níveis de atenção, causadas principalmente pela insônia.

4. Baixa autoestima

É normal em tempos de crise sentir-se desmotivado e certa incerteza quanto ao futuro, mas é preciso observar se esses sentimentos estão comprometendo suas atividades diárias, e o cuidado consigo.

 

Lembramos que estes são apenas alguns sintomas dentre outros inúmeros. Por isso, se faz necessária a avaliação médica para que haja um diagnóstico correto e assim um tratamento eficaz!

 

Nós aqui do Fé na estrada sempre estamos em alguns pontos das estradas do Brasil.

The same high-resolution 2,560 x 1,600 screen we're certain 1080p Plus
The same high-resolution 2,560 x 1,600 screen we’re certain 1080p Plus

Se você estiver passando aos sábados no período da manhã pela

BR 163 – Km 119 (Rondonopolis – MS), no Posto Aldo Locateli;

ou pela BR 376 (Maringá – PR) no Pátio do G10;

ou SP 310 (Santa Gertrudes – SP) no Posto de Cordeiropólis (Barreirense).

Estamos neste locais sempre como um ponto de apoio aos amigos caminhoneiros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here